sexta-feira, 28 de junho de 2013

Curiosidades da Língua Portuguesa

3 CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA

Por que a palavra Maldade não é escrita com U?


O substantivo ou advérbio MAL é o oposto de BEM e se escreve com L


Já o adjetivo MAU é o oposto de BOM e se escreve com U.

Qual a maior palavra da língua portuguesa? 

A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss. Estamos falando de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Antes, o título pertencia ao advérbio "anticonstitucionalissimamente", que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição.

Por que se usa "@" em endereços eletrônicos?

Você já se perguntou por que razão sempre existe o símbolo "@" (arroba) em e-mails? Ele é utilizado para representar a localização das caixas postais de usuários na rede. Em inglês, o "@" é lido como "at", preposição que denota lugar.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Novas palavras

Para os alunos do 7º ano, temos novas palavras no "Hadouken".
Confiram ;)

Helvécio Tedesco (novo postador) e Sarah Gama.











quinta-feira, 13 de junho de 2013

Historinhas #1 Frigorífico assombrado

                                                                     FRIGORÍFICO ASSOMBRADO
                Todas as cozinhas têm um forno, um frigorífico e um exaustor. Mas a minha cozinha não! O meu forno depois de cozinhar alguma coisa faz lápis, cadernos, livros, papel e outras coisas que ajudam a poupar muito dinheiro, sabe-se lá se um dia ele faz uma X-box, ou talvez uma namorada perfeita para o meu irmão. Mas infelizmente isso é impossível porque o meu irmão é horrível.
                O meu exaustor depois de sugar todo o fumo que o forno faz quando a minha mãe cozinha, sai do seu lugar e começa a aspirar a casa, o que deixa o aspirador muito ciumento. Mas esta história não fala sobre eles, mas sim sobre o meu frigorífico.
                 Tudo começou quando o meu irmão, armado em cientista louco, decidiu pegar numa fatia de fiambre e pôr azeite, vinagre e essas coisas em cima do fiambre, e para acabar, guardou-o no frigorífico.
                Durante a noite, o frigorífico fez barulhos estranhos e eu fui lá ver se estava a minha tablete de chocolate. Mas não estava!!! Eu pus a mão no frigorífico e comecei a chorar : “O meu chocolate!”, até que ouvi uma voz a dizer:
                – Vai só levar isto?
                E eu olhei para o frigorífico e mesmo no fundo estava uma menina do Modelo a atender-me. E eu respondi:
                -Sim.
                Tirei o dinheiro do bolso do meu pijama (porque eu durmo com ele para o meu irmão não mo tirar), e dei à senhora. Tirei a mão do frigorífico e a senhora desapareceu, fechei o frigorífico e fui para a cama pensar.
                E finalmente descobri que foi o fiambre. É estranho não é?
Quem fez foi a  Helena 5º I (ano lectivo 2009/2010)

Ana Luiza